sábado, 15 de agosto de 2015

5º Imam Muhammad Al- Baqer (A.S) SALVADORES DA HUMANIDADE *SEJA VOCÊ TAMBÉM "SUNITA OU XIITA" (ESTUDE) O 5° Imam – Mohammad Ibn Ali (O Erudito)

5º Imam Muhammad Al- Baqer (A.S) 



O 5° Imam – Mohammad Ibn Ali (O Erudito)

Ele é o Imam Mohammad Ben Ali Ibn Al-Hussein Ibn Ali Ibn Abu Táleb, cognominado de Al-Baqer isto é, 

“O Erudito”, 

por expandir-se no conhecimento e no saber, se aproximando e mergulhando no âmago da sabedoria.

Ele nasceu nasceu na cidade de Medina no de 57 da Hijra, e que correspondia ao ano de 676 d.C.,

 crescendo e se desenvolvendo sob amparo de seu avô paterno, 

o Imám Al-Hussein durante três anos. Aos quatro anos de idade, acompanhou seu pai Ali Ibn Al-Hussein quando ocorreu a batalha de Karbalá, no ano 61 da Hijra. 

Seu pai foi o Imam Ali Ibn Al-Hussein, “Assajád”. 
Sua mãe foi Fátima Bent Al-Hassan. 
Seu avô paterno foi Ali Ibn Abu Táleb 
e sua avó paterna foi Fátima “Azzahra” Bent Mohammad. 

O Imam Mohammad foi o primeiro Hachemita nascido de pais Hachemitas pela união dos filhos 
do Imam Al-Hassan e Al-Hussein.

Seus Filhos

O Imam Mohammad “Al-Baqer” teve sete filhos de diversas esposas, os quais são: 

o Imam Açadeq, Abdullah, Ibrahim, Obaid’Allah, Ali, Zeinab e Omm Salma.

Biografia do Imám Mohammad “Al-Baqer”

O Imam “Al-Baqer” era como seus purificados ancestrais, sempre mencionando Deus Supremo e se dirigindo a Ele com intensa devoção, dedicação e amor, e não valorizava nada que não o aproximasse à Deus. 

Seu filho o Imam Assadeq falava em suas citações: 

“O meu pai era demasiadamente devoto em sua fé… se andava com ele, pronunciava o nome de Deus… se comia com ele, pronunciava o nome de Deus… quando conversava com o povo, não deixava de mencionar o nome de Deus… enfim, sempre via sua língua colada ao seu palato pronta à pronúncia de ‘Lá Iláha Illa’Láh (Não há divindade além de Deus)”.

O Imam “Al-Baqer” se preocupava muito com interesses da nação e com seus problemas, procurando sempre amenizar o sofrimento provocado por cruéis governantes e seu despotismo, sempre empenhado na manutenção da índole da Linhagem do Profeta. 

O Imam Al-Baqer praticava a caridade para com os necessitados e os alimentava, vestia e os auxiliava financeiramente dizendo-lhes: 

“A caridade do mundo é a conexão entre os irmãos e o conhecimento”

Certa vez, Hassan Ben Cuthair falou: 

“Fui me queixar para Abu Jaafar, Mohammad Ben Ali, das minhas necessidades e do afastamento dos irmãos e ele me disse: 

“Perante a oposição fraterna, o irmão se te mostrará complacente quando fores rico e te cortará ao se tornares pobre”,

 depois tirou um saquinho contendo 700 dirhams e nos deu dizendo: 

“Use esse saquinho, e, quando terminar me comunique”.”

De acordo com a história, a cunhagem das moedas islâmicas foi feita sob a orientação e aprovação do Imam “Al-Baqer”, quando o príncipe omíada, Abdel Malêk Ben Maruán, viu que as moedas eram cunhadas de acordo com a arte bizantina, sem a insígnia religiosa e sem mencionar a unicidade de Deus.

 Preocupado, foi se aconselhar com os sábios muçulmanos, sem porém, obter deles solução alguma. 

Entretanto, um deles se manifestou dizendo:

“Vossa Majestade irá se opor ao descobrir quem poderá solucionar a questão”. 

Abdel Malek, intrigado, o advertiu dizendo:

 “Cuidado com o que dizes… que solução é esta?” 

O homem, confiantemente respondeu-lhe: 

“Somente o Imam “Al-Baqer” é que tem a solução para a questão, Majestade”.

 Imediatamente, Abdel Malek escreveu para o Governador de Medina, para que este lhe enviasse até Damasco o Imam Al-Baqer com toda a dignidade e consideração que ele merecia. 

Assim que o Imam chegou a Damasco, Abdel Malek citou a questão da cunhagem da nova moeda, e, após ouvi-lo até o fim, o Imam “Al-Baqer” ordenou a presença dos impressores a fim de modelarem a nova cunhagem, sendo de um lado a frase da unicidade de Deus: 

“Lá Iláha Illa’Lah” 

e do outro lado o nome do 

Profeta Mohammad (S.A.AS) 

marcando o valor da mesma. 

Sendo a primeira moeda equivalente aos 10 Dirhams pesando 10 onças (0,333 g), 

a segunda moeda, equivalente a 10 Dirhams pesando 6 onças (0,200g), 

e a terceira moeda, equivalente a 10 Dirhams pesando 5 onças (0,167g)

 somando as três moedas, deverá dar o valor de 30 dirhams equivalentes a 21 onças, 

a fim de equiparar à moeda bizantina, comunicando a todos os países e províncias islâmicos que trocassem 30 dirhams bizantinos pesando 21 onças por outros 30 dirhams islâmicos, 

pondo fim às divergências e mal-entendidos que os muçulmanos e o Estado sofriam.

Seu Ministério

O Imam Mohammad “Al-Baqer”, 

tomou posse de seu ministério após a morte de seu pai, 

o Imam “Al-Sajjad”, no ano de 95 da Hijra, e seu imamato se estendeu-se por longos 19 anos.

A Escola de Conhecimento do Imam “Al-Baqer”

Na biografia do Imam “Al-Sajjad” 

foi mencionado de que o mesmo orientou e guiou dezenas de sábios, cientistas, pensadores, eruditos e homens do saber, fundando cargos para a legislação divina apesar das circunstâncias difíceis que o rodeavam durante o seu período, provocadas pelos governantes na ocasião, e, quando o Imam “Al-Sajjad” 

partiu ao encontro de seu Senhor 

sucedeu-o o Imam Mohammad “Al-Baqer”, que por sua vez, deu continuidade às legislações e responsabilidades divinas a fim de conduzir a sua nação, dedicando-se ao conhecimento profundo e dinâmico. 

E para o amparo da nação islâmica aumentou o número dos homens da sapiência e do saber, expandindo com eles as escolas islâmicas. 

É deveras curioso o quanto se lhe reportaram honras, mesmo em sua época, e o quanto aumentavam os seus discípulos.

Um de seus discípulos, Mohammad Ben Moslem disse: 

“Toda vez que se me afigurava algum parecer, recorria imediatamente para Abu Jaafar”. 

Outro de seus discípulos, Jáber Ben Yazid Ajaafi, confirmava: 

“Abu Jaafar já conversou comigo sobre setenta mil questões”

e quando Jáber Ben Yazid falava sobre ele, fazia a seguinte alusão:

“Conversou comigo o Conselheiro dos Conselheiros e Herdeiro da Sapiência dos Profetas, que é Mohammad Ben Ali Ibn Al-Hussein”.

Conselhos e Ensinamentos Eternos do Imam “Al-Baqer”

Enquanto nós nos encontramos no oceano da sapiência deste Imam, colhemos tudo o que nos é proveitoso para esta vida e a eternidade, tal qual alguns de seus pensamentos:

“A perfeição como um todo é adquirida através da fé religiosa, da resignação e da paciência sobre a desgraça, inclusive, da avaliação da sobrevivência no dia-a-dia. 

Três são as preciosidades da vida e da eternidade:

perdoar o teu opressor;

 procurar aquele que te abandonou e 

idealizar-se se fores injustiçado”.

“O crente não se torna esclarecido até passar a não invejar aquele que está acima dele, e nem desprezar aquele que não possui algo”.

“Três são as causas em que seu autor não morrerá sem antes presenciar seus resultados infectos:

 a opressão, a falta de compaixão 

e o falso juramento, usando o Santo Nome de Deus em vão”.

“Faça da obediência a recompensa pela conexão com a compaixão. 

Para que se forme um povo, deverá existir a união a fim de aumentar suas riquezas e se enriquecerem. 

O falso juramento e a falta de compaixão aumentarão a desunião na humanidade”.

“A mentira é a praga da fé”.

“O devoto jamais será covarde, nem cobiçoso, nem avarento”.

“Aquele que é ávido pelo mundo, se iguala ao bicho-da-seda: quanto mais enrolar o casulo sobre si mesmo, mais se torna difícil sair dele”.

“Não ofendas os crentes”.

“Deus desaprova o servo Dele, se este permitir a introdução de seu inimigo em sua casa, sem lhe opor resistência”.

“Amaldiçoado o povo que considerar a questão pelo favor e fechar os olhos para o ilícito, por julgá-lo uma questão vergonhosa”.

A morte do Imam Al-Baqer

Apesar da grandiosa posição que o Imam Mohammad “Al-Baqer” 
ocupava na sociedade, por causa de seu amplo conhecimento e sapiência, que nutriam os corações dos eruditos e do povo geral, o governante omíada Hicham, quarto filho de Abdel Malek, decidiu acabar com este grande homem, persistindo junto aos tiranos e ignorantes, na opressão dele, até que finalmente determinaram dar cabo a sua vida através do envenenamento, por meio de detestável astúcia e indução. 

Assim feito, o Imam “Al-Baqer” passou a agonizar por causa da intensas dores provocados pelo veneno ingerido, até que, em determinada noite, chamou por seu filho Jaafar “Assadeq” e falou-lhe com palavras derradeiras: 

“Eis que chegou a minha hora, e ainda nesta mesma noite partirei, meu filho, pois vi meu pai me oferecendo uma doce bebida e eu a tomei, depois, ele me anunciou a minha morada eterna e o encontro com a verdade”. 


Pouco depois, o Imam Mohammad “Al-Baqer” 
entregou seu espírito a Deus.

No dia seguinte, a cidade de Medina despertou com o tumulto da multidão que seguia o cortejo féretro do seu Imam tão querido, que foi enterrado no cemitério de Al-Baqui, ao lado do jazigo do Imam Al-Hassan e do seu pai, o Imam Ali Ibn Al-Hussein (A.S).

O Imam Mohammad “Al-Baqer” partiu desta vida terrena deixando atrás de si o rastro da sabedoria e uma herança incalculável com a fundação dos grandiosos ensinamentos da escola islâmica, a qual se sobressaiu e se desenvolveu com a sua autenticidade, pelo seu elevado esclarecimento e compreensão, herdados de seus purificados ancestrais e principalmente, pelo seu tataravô, o Apóstolo de Deus Mohammad(S.A.A.S).

O Imam “Al-Baqer” partiu se opondo aos tiranos e suas maquinações contra a doutrina de Deus. 
O Imam “Al-Baqer” partiu com a idade de 57 anos no ano 114 da Hijra, correspondente ao ano de 732 d.C. 

Seus ensinamentos e conhecimentos permanecem até hoje como fonte de referências àqueles que procuram o alimento da sabedoria, da justiça e da verdade.



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