8º Imam Aly Al-Reda (A.S)
O
8° Imam – Ali Ibn Mussa (A Aprovação)
O Imam Ali
“Al-Reda” (A.S.) nasceu na cidade de Medina, no ano
de 765 d.C. Ele viveu com
seu pai durante vinte e cinco anos.
Seu pai foi o Imam
Mussa Ibn Jaafar “Al-Cázem”.
Sua mãe se chamava Tacatom, era uma das servas da
mãe do Imam
Mussa Ibn Jaafar, e, era apelidada de “Attáhera”, isto é, “A Pura”.
Seus
Filhos
Não teve outros
filhos além do Imam Mohammad “Al-Jauád”.
Seu
Ministério
O Imam Ali Ibn
Mussa “Al-Reda” tomou posse do seu ministério
no imamato após a morte de seu
pai, o Imam Mussa Ibn Jaafar, no
ano de 173 da Hijra, prolongando-se por trinta
anos, sendo dez anos
durante o califado Abássida de Haroun Al-Rachid, cinco
anos
durante o califado de seu filho Al-Amin e outros quinze anos
durante o
califado de Al-Mamun Ibn Haroun Al-Rachid.
Seu
Caráter e Conduta
O Imam Ali Ibn
Mussa “Al-Reda” era bondoso em suas ações e atitudes, cumpridor da palavra
dada, jamais caindo em contradições, sendo o exemplo em sua convocação e
disciplina.
Ele (A.S.) foi tal como foram os Imames anteriores, um belo exemplo
para os muçulmanos na sua devoção, paciência, caráter, humildade, remissão do
mal que lhes fora feito, em todas as virtudes e altos valores;
por isso, os
Imames purificados (a paz estejam com eles) não só possuíram a dignidade
representativa, mas também a dignidade no trabalho, empenho e dedicação à Deus,
fazendo jus com isto a serem o modelo de virtude
para a humanidade.
Algumas
das Qualidades do Imam “Al-Reda”
Um
dos seus parentes falou ao se referir à sua moral e polidez:
“Jamais vi
Abu Al-Hassan, isto é, o Imam, ofender alguém em uma palavra sequer,
e nunca o
vi interromper alguém, ouvindo-o até o fim,
como nunca o vi recusar auxilio que
estava ao seu alcance.
Não estendia as suas pernas diante de quem quer que
seja.
Jamais insultou alguém e tampouco os que o serviam, sejam servos seus ou
não, e jamais o vi se coçar ou dar gargalhadas,
pois sorria somente”.
Um
dos seus companheiros disse:
“Certa vez estive viajando em companhia de
“Al-Reda”
para Khorassan, onde convidou seus servos para comerem na mesma mesa
com ele; então lhe propus:
“Que tal se reservássemos uma mesa a parte para
eles?”
E ele (A.S.) respondeu:
“Ora! Deus Supremo e Bendito é único.
A mãe e o
pai são únicos e a recompensa é pelos atos”.
Assim era o Imam Al-Reda (A.S.), ele
personificava o bom caráter
e o sentimento humanitário através de seu
procedimento para com todos, sejam servos ou não,
e os olhava com ternura e
humildade sem jamais mostrar-se superior ou prioritário a quem quer que seja,
exceto na devoção. O seu servo Yasser disse-nos certa vez:
“O Imam nos falou,
se alguma vez eu chegar enquanto estiverdes comendo, não levanteis até
terminardes”. Se o Imam (A.S.) mandava chamar um dos seus servos e este
estivesse comendo, ele dizia, “deixai-o até terminar a refeição”. Ele (A.S.)
reunia os pequenos e os grandes e palestrava com eles; até os cavalariços ou os
tratadores de sangria fazia-os sentarem-se a sua mesa de refeições.”Certo
homem se aproximou do Imam “Al-Reda” (A.S.) e lhe disse: “Por Deus, ó
venerável Imam! Não há na face da Terra um pai mais honrado do que vós!”. O
Imam respondeu: “A devoção os honrou e a obediência a Deus os privilegiou”.
Outro veio e lhe falou: “Juro que és o melhor dos homens que conheci!” e o Imam
retrucou: “Não jures para tal. Aquele que é devoto a Deus e o Obedece é melhor
do que eu. Acaso não leste o versículo que diz: “… e Nós os fizemos povos e
tribos a fim de saberdes, a vossa devoção vos enobrece diante de Deus?”.”Em
se tratando da devoção do Imam “Al-Reda” (A.S.), ele era tido como o melhor dos
exemplos aos outros, expoente pela piedade e relacionamento com Deus Supremo.
Dizia um dos seus companheiros: “Quando viajava com ele, de Medina para
Merw. Por Deus! Nunca vi um homem tão devoto à Deus como ele, e ninguém
menciona Deus como ele o faz em qualquer tempo e hora, como não vi alguém
temente a Deus Protetor e Majestoso como ele o foi… Logo que amanhecia, o Imam
orava e glorificava Deus e O Engrandecia e agradecia, orando pelo Profeta
Mohammad (S.A.A.S.) até o surgimento do sol, ficando de joelhos até que o dia
clareasse por completo, e só depois disto é que se aproximava do povo e
conversava com ele até o crepúsculo”. Outra narrativa sobre ele diz
que um de seus amigos o descrevia:
“Dormia pouco e a noite ficava de
vigília orando na maioria das vezes, até o amanhecer, jejuava muito e dizia:
“Este é o jejum da vida”.
Praticava muito o favor e a caridade enquanto passava
pelas ruas, principalmente quando andava pelas noites escuras…
e se ouvires
falar que houve alguém como ele, não acredite”.
Movimento
Cientifico na Época do Imam “Al-Reda”
O Imam “Al-Reda”
(A.S.) viveu numa época em que florescia o movimento cientifico, dinamizando
nele a pesquisa e a constituição, bem como, a especificação do conhecimento e
do ensino, instituindo a corrente filosófica e a escola do espiritualismo
diversificado;
começou, outrossim, o movimento das traduções e registros de
outros idiomas, aliás, isto já havia sido encorajado desde a época do sexto
Imam Jaafar Ibn Mohammad “Assadeq”, permanecendo no tempo do Imam “Al-Reda”,
e
esta foi a fase mais rica das etapas do pensamento e da cultura islâmica (foi
nessa fase que viveram os fundadores dos dogmas da erudição tais como:
Al-Cháfii, Ahmad Ibn Hanbal, Mâlek Ibn Ans, Sufian Al-Tauri, Yahia Ibn Akhtam e
outros), e o Imam Al-Reda (A.S.)
era o refúgio dos senhores do conhecimento, da
ciência e da legislação islâmica.
O califa abássida
Al-Mamún reunia para si os sábios e oradores de todas as religiões e dogmas,
para fins de diálogo e investigação, e o Imam “Al-Reda” (A.S.),
lhes respondia
com firmeza e eloquência, tanto é que um dos notáveis chamado Mohammad Ibn Issa
Al-Yaqtini lhe apresentou quinze mil questões, as quais foram resolvidas
satisfatoriamente pelo Imam (A.S.),
que tinha inclusive, a posição de ser o servidor
para os cientistas, e amparo dos discípulos do pensamento e do conhecimento, e
sua palavra era a palavra de virtude e decisão.
Um
dos amigos do Imam (A.S.) falou:
“Nunca vi alguém mais sábio do que Ali
Ibn Mussa “Al-Reda” e todo erudito que o conheceu apoia totalmente meu
testemunho.”
Certa vez, Al-Mamun
reuniu em assembleia um determinado número de eruditos, teólogos e oradores,
questionando o Imam “Al-Reda” (A.S.), o qual sobrepujou a todos, sem exceção, e
todos lhe reconheceram a sapiência.
Para esclarecimento, citaremos a seguir
alguns questionários feitos ao Imam (A.S.) e suas respostas:
Onde esteve Deus e
como era e em que Ele se apoia?
“Deus
criou o local, por isso não havia local.
Ele é como é, portanto não poderia ser
de outra forma e Ele se
apoia no Próprio Poder”.
O que significa o
Poder de Deus?
“São
as suas ações nada mais.
Se ele ordena seja então será, sem pronúncias, nem
pensamentos nem como será”.
O que significam as
palavras de seu avô o Imam “Assadeq”: Sem determinismo e sem delegação, porém,
uma ordem entre duas questões”?
“Quem
pensou que Deus faz nossas ações e depois nos castiga por elas, afirmou pelo
determinismo;
quem pensou que Deus delegou a questão da criação e da graça aos
seus peregrinos,
isto é, os Imames, então afirmou na delegação.
Aquele que fala
pelo determinismo é um blasfemo e aquele que fala pela delegação é um idólatra,
porém, o significado da ordem entre duas questões,
significa a existência da
vereda em praticar o que Deus ordena e abandonar o que Ele alerta,
isto é, Deus
Glorificado e Supremo é mais Poderoso do que o mal e se o permitiu foi porque
deixou-nos a opção para fazer o bem ou mal.
Deus ordena algo e alerta contra
outro”.
Perguntaram-lhe
sobre o conceito.
“Existem
conceitos em camadas:
se analisarem a má ação de alguém e a aprovam,
já tiveram
um mal conceito;
se pensam que alguém fez algo e dele obter a benção de seu
Senhor Deus,
e se Deus o abençoou,
é então um bom conceito”.
Perguntaram-lhe
sobre o melhor na devoção.
“Aqueles
que foram caridosos se consultaram;
aqueles que se conduziram mal, pediram
perdão;
e se ofereceram algo, agradeceram;
e se afligiram, enfraqueceram; e se
irritaram, perdoaram”.
Perguntaram-lhe os
significados das Palavras de Deus:
“… e os abandonou na escuridão onde nada se
enxerga”.
“Deus
Supremo descreve o abandono tal como descreve a Sua criação, porém, ao saber
que eles não renunciarão à blasfêmia e à aberração,
Ele afasta deles o auxílio
e a gentileza,
deixando a opção a cargos deles”.
Situação
Política na época do Imam “Al-Reda”
O Imam “Al-Reda”
(A.S.) notabilizou-se pela grande popularidade e simpatia na maioria das
províncias da nação, pois quando tomou posse do ministério, após a morte de seu
pai, fez um extenso giro no mundo islâmico a partir de Medina até Basra no
Iraque, e daí a todas as localidades do conhecimento islâmico, onde se reunia
com os eruditos e oradores, dialogando com todos a respeito de diversos
assuntos.
Inclusive visitava as cidades principais tais como Al-Cufá, Al-Yomna,
Maruá, Naichabur, etc.
O Empenho do Imam “Al-Reda” (A.S.) destacou-se muito
pela atenção no conhecimento religioso entre a população.
Os Abássidas deram
continuidade à política do terror e suplícios contra os partidários dos Imames,
e as perseguições contra os mesmos aumentavam a cada dia, enquanto que os
chefes que eram contrários ao califado continuaram a liderar os levantes e as
revoluções contra o Governo Abássida, porque, tanto os Omíadas como os
Abássidas eram usurpadores no califado, e eram tiranos e perversos nos seus
procedimentos contra a população, totalmente contrários aos preceitos
islâmicos.
Entre os rebeldes defendia-se a ideia que os verdadeiros sucessores
(califas) seriam na verdade, os descendentes da “gente da Casa” que é a
Linhagem do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), representados pelos Imames
purificados.
Quando Al-Mamun
chegou ao poder, decidiu mudar a sua política, por aperceber-se de que já
estavam em perigo a paz e a tranquilidade nos países islâmicos.
Astuciosamente,
começou a traçar novos planos a fim de conquistar a confiança e a simpatia do
povo, principalmente a dos rebeldes, trocando a política da perversão e das
condenações a morte, praticada durante setenta anos por seus ancestrais, os
califas, sem resultado algum, por outra política astuciosa, nomeando o Imam “Al-Reda”
(A.S.)
como seu sucessor no califado,
pois tendo-o ao seu lado e afastando o
encanto e a inquietação de seu governo,
poderia assim acalmar as insatisfações
e revoltas da população islâmica,
e por outro lado, aprisionaria o Imam
“Al-Reda” (A.S.) em uma ‘gaiola de ouro’,
isto é, não numa fétida prisão, mas
no Palácio, onde ele poderia ser observado sutilmente em todos os seus passos.
Quando
o califa Abássida Al-Mamun propôs ao Imam (A.S.) ficar ao seu lado, este se
recusou terminantemente, pois sabia que não teria liberdade e
teria de pedir a
permissão do Al-Mamun para cada passo seu por mais curto que fosse.
Diante da
recusa, Al-Mamun lhe falou com severidade:
“Com a tua recusa, tu me
obrigas àquilo que detesto e tu ultrajaste a minha autoridade…
Pois juro por
Deus!
Ou aceites a sucessão no califado ou te obrigarei a isto, caso contrário,
se recusardes, decapitarei a tua cabeça”.
O Imam (A.S.), não teve
outra opção, aceitando o califado contra a sua vontade, pois sabia que com isto
perderia a própria paz e o povo o desprezaria ao vê-lo se aliar ao Abássidas
excedentes na opressão e na perversidade, enquanto que ele não poderia fazer
nada para impedi-los ou modificá-los.
Enfim, o Imam (A.S.) se encontrava de
mãos atadas diante da situação.
Assim sendo, por causa
desta sucessão, o califa Al-Mamun mandou o Imam “Al-Reda” (A.S.)
para
Khorassan, ao norte do Irã, que era a capital do Califado.
Lá estando, o Imam
passou a sentir o gosto da solidão no exílio, longe dos parentes e de sua
família, separado do povo.
O califa Al-Mamun procedeu propositadamente ao
confinar o Imam (A.S.) em seu Palácio, onde os olhares o observavam e os
serviçais o espionavam.
A vida do Imam “Al-Reda” (A.S.) tornou-se
insuportavelmente controlada e fiscalizada.
O
plano de Al-Mamun com a sucessão
Houve vários
motivos que levaram o Califa Al-Mamun a agir assim, eis que mencionaremos a
seguir:
Quis cobrir o seu
califado com a vestidura legal, pois os próprios Abássidas olhavam para o seu
governo com a dúvida e a desconfiança, principalmente após o assassinato de seu
irmão Al-Amin; daí, quis o Al-Mamun acrescentar ao seu mandato o que
chamaríamos de “santidade” e “fé” no conceito dos outros, e, por outro lado,
pretendeu atrair para si os rebeldes e os muçulmanos em geral.
Al-Mamun tentou
plantar a semente da desconfiança e da dúvida sobre o ministério do imamato, e
dessa forma se aproximava do sistema dos governantes Abássidas, cheio de
contradições, espalhando cinzas nos olhos ao nomear como seu sucessor, o Imam
“Al-Reda” (A.S.),
e inclusive isolando seu próprio irmão Al-Mutamen.
Após a
nomeação, determinou o que segue:
casou o Imam “Al-Reda” com sua filha Umm
Habiba; substituiu a insígnia da vestimenta negra dos Abássidas como cor
oficial da corte, pela cor verde dos xiitas;
ordenou os Abássidas,
colaboradores e oficiais da corte, a patentear a sucessão ao califado do Imam
“Al-Reda”;
e cunhou moedas com o nome do Imam “Al-Reda”.
Al-Mamun quis com
essa sucessão épica fazer com que o Imam (A.S.) permanecesse ao seu lado e
controlar suas ações, a fim de afastá-lo dos preceitos do xiismo e do resto do
povo;
e assim o Imam “Al-Reda” (A.S.) passou a viver sob a espionagem
permanente no Palácio de Al-Mamun, vivendo o exílio no sufoco da saudade de sua
gente e de seus adeptos.
A
Morte do Imam “Al-Reda”
Mencionamos de
forma breve os motivos que levaram Al-Mamun a nomear o Imam “Al-Reda” (A.S.)
como seu sucessor ao califado e esclarecemos que a causa para tal era a
pretensão de afastar o ponto de vista negativo que pairava sobre ele, incluindo
a inquietação política que as províncias sofriam, e por fim, mostramos que o
Imam “Al-Reda” (A.S.) estava bem ciente das intenções de Al-Mamun e seus
projetos.
Al-Mamun temia a
inteligência do Imam considerando-o de suma importância e influência junto ao
povo e personalidades de gabarito.
Diante deste fato, Al-Mamun se empenhou em
se livrar dele, assassinando-o pelo envenenamento fatal e fulminante,
administrado em sua comida. Estrategicamente, Al-Mamun omitiu o fato,
escondendo o corpo por um dia e uma noite, e depois, mandou chamar o tio e o
pessoal dos Abi Táleb, a fim de notificá-los da morte repentina e “natural” do
Imam “Al-Reda”, entregando-lhes os restos mortais do ente querido.Entretanto, os
historiadores relatam de que o povo se aglomerou ao redor do Palácio em que se
encontrava o Imam, surgindo boatos de que foi o próprio califa Al-Mamun que
mandara matar o Imam “Al-Reda” (A.S.). Temeroso, Al-Mamun pediu ao tio do Imam
que anunciasse o féretro. Feito isto, as pessoas se afastaram, e, durante a
noite escura,
o Imam “Al-Reda” (A.S.)
foi sepultado ao lado do sepulcro de
Haroun Al-Rachid, no ano 203 da Hijra correspondente ao ano de 818 d.C,
morrendo aos 55 anos de idade, pelo calendário lunar da Hijra, na cidade de
Tuss em Khorassan.
Atualmente seu
sepulcro é uma das maiores sepulturas sagradas do mundo, e é onde há um museu
do Alcorão Sagrado e outro do Imam “Al-Reda”, onde se encontram pertences
pessoais que ele usava em vida, inclusive as moedas cunhadas em seu nome.
Certa
vez, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) falou:
“Será enterrado um pedaço
de mim em Khorassan, onde cada visitante será recompensado por Deus com o
Paraíso e livrará seu corpo do fogo”.
“Aquele que me
visitou longe do meu lar, eu virei a ele no Dia do Juízo Final em três
atribuições a fim de livrá-lo de seus horrores, nem que os livros tenham se
espalhado pela direita ou pela esquerda, nos caminhos e nas qualificações”.
Outra
frase do Profeta (S.A.A.S.) sobre o Imam “Al-Reda”:
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